Comendo em Total Escuridão no Dans le Noir em Londres

Travelr Symbol Light
Editorial Travelr
janeiro 2023
Imagine total escuridão. Do tipo onde você sequer consegue ver as suas próprias mãos. Agora imagine jantar em total escuridão. Bem-vindos ao Dans le Noir.
Restaurante Dans le Noir em Londres, Inglaterra - Revista Travelr

Boa gastronomia envolve todos os nossos sentidos. O gosto da comida é o mais importante, por isso, um bom paladar é indispensável. E os demais sentidos? Sentir o delicioso aroma de um curry ou a textura de um filé mignon grelhado perfeitamente, me parece importante, portanto, olfato e tato completam a lista de sentidos indispensáveis.

Comemos com os olhos segundo o ditado popular e nada como uma boa conversa entre amigos ou com quem amamos para transformar qualquer experiência gastronômica em um evento memorável.

Dans le Noir quebra essa fórmula. Lá, você come em total escuridão. Total! A proposta é que sem o estímulo visual, os outros sentidos fiquem mais aguçados, prestemos mais atenção as sabor, as aroma e à textura dos pratos.

Localizado em Farringdon, no centro de Londres, o Dans le Noir oferece opções de 2, 3 ou 5 pratos para almoço ou jantar.

Como foi a experiência de jantar no Dans le Noir?

Restaurante Dans le Noir em Londres, Inglaterra - Revista Travelr
Comendo em total escuridão no restaurante Dans le Noir em Londres, Inglaterra.

A ideia principal do Dans le Noir é remover completamente estímulos visuais, ou seja, total escuridão. Assim que meu grupo chegou ao restaurante, fomos recebidos por uma recepcionista que explicou como seria a nossa experiência e as regras do restaurante. 

Para garantir total escuridão, não é permitido levar qualquer dispositivo eletrônico para o salão principal. Logo na entrada do restaurante, existem guarda-volumes com cadeado individual, onde deixamos todos os pertences, até mesmo relógios. Por isso, nada de fotos!

Na parte inferior do restaurante, há um bar para onde fomos inicialmente encaminhados para um drink e para escolhermos os pratos. O Dans le Noir oferece opções de carne, peixe, frango ou vegano. Também escolhemos vinho e sobremesa.

Após o drink, fomos apresentados ao garçom que nos encaminhou ao salão principal. Todos os garçons do Dans le Noir são cegos mas, mesmo assim, muito ágeis. 

No topo das escadas, antes de entrarmos no salão principal, o garçom advertiu que, inicialmente, nos sentiríamos desorientados e deveríamos fazer uma fila única, colocar a mão no ombro da pessoal a nossa frente, caminhar juntos e lentamente, até que ele nos instruísse a parar.

Assim que nos sentamos, o serviço foi iniciado, recebemos as opções de vinho e o primeiro prato em poucos minutos. Se adaptar-me a comer em total escuridão foi um desafio, especialmente o prato principal. Ao final, deixei a faca de lado e guiei a comida até o garfo com a ajuda do dedo indicador. Repor o vinho na taça foi estressante. Estava convencido de que sairia de lá com uma grande mancha de vinho nas pernas.

Quando terminamos o jantar, fomos encaminhados ao bar, no primeiro andar. Então, tivemos a oportunidade de conferir o que tínhamos acabado de comer e nos surpreendemos com a quantidade de itens do menu que conseguiríamos descrever.

Como estava a comida no Dans le Noir?

Restaurante Dans le Noir em Londres, Inglaterra - Revista Travelr
Uma das opções de prato principal no Dans le Noir em Londres, Inglaterra.

Todos os pratos foram bastante saborosos. A forma como a comida estava distribuída no prato me surpreendeu. Os chefes do Dans clarmente le Noir pensaram em todos os detalhes de como fazer uma refeição em total escuridão.

 O tempero da carne estava menos intenso do que estou acostumado, mas havia cinco pratos no meu menu e, de um modo geral, todos agradaram ao meu paladar.

A seleção de vinhos era de boa qualidade e adequada aos pratos servidos. 

A sobremesa foi o prato que pouco me entusiasmou: era feita de massa folhada com creme e frutas vermelhas, mas o sabor, assim como a carne, não estava suficientemente intenso.

Recomendamos o Dans le Noir?

Como uma experiência, certamente recomendamos o Dans le Noir. A qualidade da comida e dos vinhos é boa, mas nada excepcional. 

O serviço foi extraordinário, rápido, cordial e agradável. 

A experiência foi intensa, mas divertida. Achei difícil relaxar com o risco de tomar um banho de vinho a qualquer momento, por isso, avaliamos o Dans le Noir nota 4 de 5.

O Dans le Noir possui outras unidades em diversos países. Para mais informações sobre o menu ou reservas visite o site do restaurante.

Travelr Symbol Light
Editorial Travelr
A nossa equipe editorial é formada exclusivamente de viajantes. Os nossos autores conhecem os destinos, utilizaram os serviços e experimentaram as comidas das quais eles escrevem a respeito.
Compartilhar

Conteúdo do Artigo

Faça parte da nossa comunidade de viajantes

Artigos Populares