Guia de Viagem de Bariloche

Travelr Symbol Light
Editorial Travelr
janeiro 2023
Cercado por montanhas, florestas, rios e lagos com água cristalina, Bariloche é o destino perfeito para quem ama curtir o ar livre.
Cerro Otto em Bariloche, Argentina - Revista Travelr

Reconhecida internacionalmente por suas belezas naturais e apelidada de mini Suíça, San Carlos de Bariloche é um dos principais pontos turísticos da Argentina.

Neste artigo você encontrará sugestões de atividades, passeios, hospedagem e gastronomia, além de dicas práticas de como planejar sua viagem e aproveitar ao máximo tudo o que Bariloche tem a oferecer.

Para quem é essa viagem?

Cerro Catedral em Bariloche, Argentina - Revista Travelr
Snowboarding no Cerro Catedral em Bariloche, Argentina.

Para esportistas, aventureiros ou quem ama estar em meio a natureza, Bariloche é ideal. No inverno, esqui. No verão, trilhas, mountain biking, caiaque, pescaria… Você estará limitado, apenas, pela sua imaginação ou preparo físico.

Para quem está à procura de descanso, boa comida e paisagens incríveis, o centro de Bariloche, com suas cervejarias, lojas de chocolate e restaurantes com comidas típicas, não vai decepcionar.

Ideal para casais em busca do clima romântico das montanhas, famílias que desejam passar mais tempo juntos, cercados pela natureza, ou um grupo de amigos atrás de adrenalina e boa cerveja.

Para quem não recomendaríamos Bariloche? 

Para quem prefere o agito de grandes cidades, museus, galerias de arte, shows, baladas e outros prazeres e conveniências das selvas urbanas.

Quando visitar Bariloche?

Lago Nahuel Huapi em Bariloche, Argentina - Revista Travelr
Vista do Lago Nahuel Huapi em Bariloche, Argentina.

Se o seu foco for esquiar, a temporada começa em julho e termina em outubro. Preços e disponibilidade variam semanalmente, por isso, um bom planejamento ajudará a poupar com translado, hospedagem e aluguel de equipamento, além de garantir uma viagem produtiva, divertida e livre de estresse.

Para quem não gosta de frio ou prefere uma bela vista ao final de uma trilha desafiadora, a melhor opção é conhecer Bariloche durante o verão. Com temperatura média de 22 °C e dias longos, de 13 a 15 horas entre o nascer e o pôr do sol, essa época do ano é perfeita para aproveitar ao máximo o dia ao ar livre.

O final do outono e início do inverno é bastante chuvoso, por isso, se ficar seco é uma prioridade para, evite visitar Bariloche entre maio e junho.

Como chegar em Bariloche?

Partindo do Brasil, a não ser que você viva em São Paulo, ou já esteja planejando fazer uma escala em Guarulhos, a melhor opção para chegar a Bariloche de avião será com uma escala em Buenos Aires.

Bariloche está situada a 1600 km de distância da capital argentina. Voos são frequentes e duram, em média, 2 horas.

Do aeroporto ao centro de Bariloche são apenas 15 km. Em aproximadamente trinta minutos de carro, você poderá começar a desfrutar das belezas que apenas reservas naturais como Bariloche têm a lhe oferecer.

Preciso de passaporte para visitar Bariloche?

Brasileiros viajando a turismo para países do MERCOSUL, não necessitam de passaporte, apenas a cédula de identidade válida, em bom estado de conservação e cuja fotografia ainda identifique plenamente o titular.

A polícia federal brasileira recomenda utilizar documentos emitidos há menos de dez anos, já que algumas companhias aéreas podem recusar documentos mais antigos. Caso tenha dúvidas, consulte a companhia aérea.

Viajantes de países fora do MERCOSUL necessitam de passaporte, porém, recomendamos verificar todos os requerimentos no site da imigração argentina: Dirección Nacional de Migraciones.

Onde trocar dinheiro em Bariloche?

A dica é trivial, mas eficaz, pesquise o valor no câmbio paralelo. Isso não significa cambistas de rua. Aja com segurança e tranquilidade acima de tudo.

Busque por cotações em agências de turismo, hotéis e lojas de câmbio, pois geralmente encontrará taxas muito mais favoráveis do que em bancos e cartões de crédito.

Além do peso argentino, moeda oficial, o dólar americano também é bastante aceito. 

Cartões de viagem e bancos digitais com serviço de câmbio integrado são uma excelente opção para quem não gosta de viajar com dinheiro em espécie.

Onde se deve trocar dinheiro? Simples: onde encontrar as melhores taxas, de forma segura e conveniente.

Pode ser em Bariloche ou na sua cidade natal, a única forma de ter certeza é pesquisar.

O que fazer em Bariloche?

Cerro Catedral em Bariloche, Argentina - Revista Travelr
Cavalgada no Cerro Catedral no verão em Bariloche, Argentina

Finalmente! Já estamos na metade do artigo e até agora nada de atividades ou pontos turísticos imperdíveis. A sua paciência será recompensada em breve, mas este artigo não seria um guia de viagem completo sem as informações que compartilhamos até agora.

Bariloche possui o maior centro de esqui da América do Sul, com pistas para esquiadores iniciantes ou profissionais.

Cerro Catedral

Centro de Esqui Cerro Catedral em Bariloche, Argentina - Revista Travelr
Centro de Esqui Cerro Catedral em Bariloche, Argentina.

Este é um dos centros de esqui mais populares de Bariloche. O Cerro Catedral possui instalações completas com pistas para todos os níveis, teleféricos, restaurantes e o histórico refúgio Lynch, recentemente remodelado.

O Play Park é ideal para iniciantes, com 35.000 metros quadrados de pistas na base da montanha.

O Cerro Catedral possui mais de 60 pistas com diversos níveis de dificuldade, mas também oferece a opção de off piste e esqui nórdico.

Para amantes de snowboarding e esqui freestyle, além das pistas já mencionadas, visite a Catedral Snow Park, com 50.000 metros quadrados de pistas com saltos e obstáculos.

Durante o verão o Cerro Catedral se transforma. O branco da neve cede lugar ao verde da floresta, ideal para praticantes de trekking.

Pegue um teleférico até a parada Punta Princesa e desfrute de uma generosa refeição com vistas panorâmicas, a 1936 metros acima do nível do mar.

Cerro Otto

Parque Euca em Bariloche, Argentina - Revista Travelr
Arvorismo no Parque Euca em Bariloche, Argentina.

Outra excelente opção para esportes de inverno. O centro de esqui Cerro Otto, Complexo do Teleférico Piedras Blancas e o centro de esqui Nórdico, possuem diversas pistas para desportistas de todos os níveis.

Além de esqui e snowboard, em Cerro Otto, você poderá fazer passeios de trenó e motocicletas de neve.

No verão, é possível explorar trilhas, caminhar sobre as árvores no parque Euca, deslizar em tirolesas ou se aventurar em safáris fotográficos em Piedras Blancas.

Para quem está em busca de mais relaxamento e menos atividade física, que tal pegar um teleférico com gôndolas panorâmicas até o topo da montanha? Lá, você poderá apreciar algumas delícias regionais na única confeitaria giratória da Argentina.

Playa Bonita

Playa Bonita no Lago Nahuel Huapi em Bariloche, Argentina - Revista Travelr
Águas cristalinas da Playa Bonita no Lago Nahuel Huapi em Bariloche, Argentina.

A mais visitada das seis praias do Lago Nahuel Huapi, a Playa Bonita fica a 8 km do centro de Bariloche. Além das águas cristalinas, a Playa Bonita possui uma boa infraestrutura turística, com bares e restaurantes, além de salva-vidas, aluguel de caiaques e equipamento de mergulho.

O azul intenso da água cristalina do Lago Nahuel Huapi vem de sua origem glacial, por isso a temperatura da água varia entre 10 e 15℃ durante o verão.

As outras cinco praias do Lago Nahuel Huapi são:

  • Praia do Centro
  • Praia Melipal
  • Praia do Centenário
  • Praia Serena
  • Praia Tacul

Excursões e Passeios

Arroyo el Lopez em Bariloche, Argentina - Revista Travelr
Rapel na cachoeira Arroyo el Lopez no Circuito Chico em Bariloche, Argentina.

Existem várias opções de excursões, também conhecidas como circuitos, em Bariloche. Ideal para turistas de primeira viagem, essas excursões permitem conhecer diversos pontos turísticos em um dia.

O circuito mais popular é chamado Circuito Chico, que inclui a Villa Llao Llao, o lago Escondido e a Baía López, com seus paredões rochosos. Com 60 km de extensão, esse circuito tem, em média, 4 horas de duração.

Para quem curte pedalar, também é possível completar o Circuito Chico de bicicleta.

O Circuito Chico promete ser 

“um passeio encantador onde a cidade, os bosques, os lagos e as montanhas se integram em uma única paisagem”

Outros passeios populares são:

  • Circuito Grande
  • Siete Lagos
  • Rio Manso
  • El Bolsón

Outras atrações, atividades e pontos turísticos

Passeio de Barco em Bariloche, Argentina - Revista Travelr
Passeio de Barco em Bariloche, Argentina.

Para desportistas além das atividades que já citamos você poderá fazer:

  • Escaladas
  • Kitesurf
  • Parapente
  • Rafting
  • Stand-up Paddle
  • Golfe

Que tal conhecer Bariloche de barco? Existem pelo menos quatro passeios para você escolher:

  • Cruce Andino
  • Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes
  • Porto Blest e Cachoeira dos Cántaros
  • Brazo Tristeza e Cachoeira do Arroio Frey

Há tantas opções de atividades e pontos turísticos que seria impossível conhecer todos, ao menos como turista, porém aqui estão alguns que você deveria pesquisar :

  • Centro Cívico
  • Museu da Patagônia
  • Colonia Suiza
  • Catedral de San Carlos de Bariloche
  • Cerro Campanario

O que comer em Bariloche?

Bariloche a la Carta, Argentina - Revista Travelr
Evento de gastronomía Bariloche a la Carta, Argentina.

Bariloche é a capital argentina do chocolate, por isso, a nossa primeira recomendação é visitar algumas das chocolaterias locais. Lá você poderá ver como o chocolate é produzido e degustar o produto final.

Há uma grande quantidade de chocolaterias no centro de Bariloche, assim você poderá numa só caminhada, visitar diversos estabelecimentos e decidir por contra própria quem produz o melhor chocolate.

Outra delícia artesanal que você encontrará em abundância em Bariloche é cerveja. São dezenas de cervejarias artesanais, uma ao lado da outra e tal como as chocolaterias, você pode numa só caminhada degustar diversas opções.

A parrilla argentina é mundialmente famosa, churrasco para os brasileiros. Para não vegetarianos ou veganos, recomendamos visitar ao menos uma churrascaria.

Cordeiro, truta e defumados também são especiarias locais e são uma excelente alternativa ao churrasco.

Para vegetarianos e veganos, as opções são meio limitadas, mas vários restaurantes oferecem pratos vegetarianos, veganos e livres de glúten. Recomendamos pesquisar com antecedência, pois, assim, não perderá tempo visitando restaurantes que não possuem um menu apropriado.

A última recomendação é ir a uma casa de chá. A essa altura já deu para adivinhar que as opções são inúmeras. Uma tradição mais europeia do que sul americana, as casas de chá oferecem uma variada seleção de bolos, pães e doces, além de chá, café, chocolate quente e outras delícias.

Onde se hospedar em Bariloche?

Resort Llao Llao em Bariloche, Argentina - Revista Travelr
Resort 5 estrelas Llao Llao em Bariloche, Argentina.

Com mais de 600 estabelecimentos disponíveis, você encontrará acomodação para todos os orçamentos, nível de conforto e serviços desejados.

Além do orçamento e disponibilidade, vale a pena considerar as atividades que está planejando para a sua estada em Bariloche, antes de reservar a hospedagem.

Caso planeje visitar todas as cervejarias, conhecer a vida noturna de Bariloche ou simplesmente visitar o centro da cidade com frequência, buscar acomodações próximas ao centro faz mais sentido do que hospedar-se em um resort à beira do lago a 25 km de distância.

Entretanto, se planeja relaxar num spa 5 estrelas, jogar golfe e prefere acordar com uma linda vista para o lago, o resort a 25 km de distância do centro faz mais sentido.

Durante o inverno, a ocupação hoteleira de Bariloche chega a 90% dos leitos disponíveis. Então, recomendamos que reserve sua hospedagem com o máximo de antecedência possível.

Conclusão

San Carlos de Bariloche é um verdadeiro cartão postal da Patagônia Argentina. 

De fácil acesso e bom custo para brasileiros, com vasta seleção de atividades para todos os gostos e mais cervejarias que seja possível visitar, Bariloche merece uma visita ou duas.

Travelr Symbol Light
Editorial Travelr
A nossa equipe editorial é formada exclusivamente de viajantes. Os nossos autores conhecem os destinos, utilizaram os serviços e experimentaram as comidas das quais eles escrevem a respeito.
Compartilhar

Conteúdo do Artigo

Faça parte da nossa comunidade de viajantes

Artigos Populares