O berço da democracia, da filosofia e dos Jogos Olímpicos, esse incrível país de paisagem diversificada, com belas praias, ilhas, montanhas e ruínas antigas, merece o status de sonho de consumo de turistas de todo o mundo.
Neste artigo, exploraremos o melhor do que a Grécia tem a oferecer, incluindo sua história milenar, atrações modernas e culinária mediterrânea inigualável.
Quais são as cidades mais populares para turismo na Grécia?
Imortalizada por suas ilhas paradisíacas, também conhecidas como jóias do Egeu, devido a combinação perfeita de cores e clima, as ilhas gregas são destino obrigatório para qualquer viajante, mas quais cidades você deverá visitar dependerá do que está à procura.
Atenas
É a capital do país, com o maior e principal aeroporto. É, sem dúvidas, o destino turístico mais popular da Grécia, abrigando alguns dos monumentos mais emblemáticos do país, incluindo a Acrópole, o Partenon e o Templo de Zeus Olímpico.
Perfeito ponto de partida em sua excursão grega, Atenas recebe mais de 14 milhões de visitantes anualmente, possui uma vibrante vida noturna, vasta seleção de restaurantes com comida típica grega, além de sua rica História e cultura.
Se viajar durante o verão, não deixe de ir ao Plaka, para uma tarde inesquecível repleta de comes e bebes em um dos bairros mais antigos de Atenas.
Explore também o mercado de Monastiraki. Esse colorido mercado é um ótimo lugar para procurar por souvenirs e aproveitar a atmosfera vibrante da cidade.
Outros locais imperdíveis para visitar são o Museu Arqueológico Nacional, o Museu de Arte das Cíclades, o Estádio Panathenaic e os Jardins Nacionais. Os Jardins são considerados um oásis de tranquilidade e um ótimo lugar para relaxar e fugir da agitação da cidade.
Mykonos
A ilha é conhecida por seus resorts de luxo, paisagens de tirar o fôlego e baladas. Local muito procurado por adultos solteiros em busca de curtição. Recebe mais de 4 milhões de turistas anualmente, primariamente no verão.
Santorini
É uma das ilhas mais visitadas por famílias que buscam se conectar com a natureza e aproveitar suas águas cristalinas. Esta bela ilha no Mar Egeu é conhecida por seus impressionantes edifícios com cúpulas azuis e seu pôr do sol digno de obras de arte.
Santorini é um destino muito procurado por casais em lua de mel e oferece uma variedade de atividades perfeitas para aguçar o clima romântico. A ilha recebe mais de 3 milhões de turistas anualmente.
Zakynthos
Essa ilha não é tão famosa, mas a cada ano que passa, recebe mais visitantes em busca de suas águas quentes cristalinas e preços mais acessíveis. Destino muito popular entre britânicos e europeus.
Creta
A maior de todas as ilhas gregas, Creta é o lar de lindas paisagens e diversas ruínas antigas, incluindo palácios em Knossos, Phaistos, Malia e Kato Zakros. Famosa por suas praias paradisíacas como a Lagoa de Balos em Chania.
Thessaloniki
Localizada no norte da Grécia, Thessaloniki é a segunda maior cidade do país e é conhecida por sua animada vida noturna. Abriga vários monumentos antigos importantes como a Torre Branca e a Igreja de Agios Dimitrios.
Rodes
Lar da impressionante Cidade Velha de Rodes, patrimônio mundial da UNESCO, bem como da Acrópole de Lindos, Rodes é a perfeita mistura de tradicional e moderno.
Delfos
Localizada na Grécia central, Delfos abriga o antigo santuário de Apolo, onde ficava o Oráculo de Delfos.
Zagorochoria
Um grupo de 46 aldeias tradicionais conhecidas por sua beleza natural deslumbrante. É um destino popular para aqueles que amam estar ao ar livre.
Corfu
Essa ilha pitoresca no Mar Jônico é conhecida por suas belas praias, monumentos históricos e vida noturna agitada.
Como chegar nessas cidades da Grécia?
Saindo do Brasil, muito provavelmente seu aeroporto de destino será na cidade Atenas. Se já estiver na Europa, encontrar voos diretos para qualquer uma das ilhas não é difícil, principalmente no verão.
Para sair de Atenas em direção a qualquer uma das ilhas, existem 2 opções: de avião ou de barco, ferry boats.
Está última, geralmente, é mais barata se comparada às passagens aéreas. Em contrapartida, a viagem dura mais tempo. Vale a pena ressaltar que as barcas funcionam de acordo com o clima, por motivos de segurança.
Existe também a opção de realizar um maravilhoso cruzeiro pelas ilhas gregas. Esses cruzeiros têm duração de no mínimo 5 dias, com opções de visitar e explorar cada uma das ilhas.
Qual é a melhor época do ano para visitar a Grécia?
A Grécia possui clima mediterrâneo, com invernos amenos e verões quentes. No entanto, a melhor época para visitá-la depende do que se deseja fazer durante a viagem.
Para desfrutar do clima quente e aproveitar seus dias nas belas praias gregas, a melhor época para viajar será entre maio e setembro, quando as temperaturas são quentes e o clima seco. Mas é nesses meses que a temporada turística está no auge, então você pode encontrar filas nas atrações turísticas, muitas pessoas nas ruas e também preços mais altos.
Para evitar as multidões e aproveitar o clima mais ameno, os meses de abril e outubro podem ser uma boa época para viajar. O clima ainda é agradável e seco, mas você encontrará menos turistas e preços mais baixos em hotéis, voos e restaurantes.
Para aproveitar o clima mais frio e realmente evitar as multidões, os meses de inverno entre novembro e março são uma boa opção. O clima é mais frio e úmido, mas ainda se pode desfrutar de atividades culturais e visitar atrações internas, porém não será possível aproveitar as praias.
Quais são as melhores companhias aéreas de baixo custo para visitar a Grécia?
As companhias de baixo custo ou low cost em inglês, são bem populares na Europa e se já estiver lá, vale a pena consultar os preços para visitar a Grécia.
Algumas das principais cias aéreas de baixo custo com destino a Grécia são:
- Ryanair
- EasyJet
- Wizz Air
Para conseguir bons descontos, compre a sua passagem com antecedência. É possível encontrar preços a partir de 20 euros por pessoa por trecho para a cidade de Atenas.
O que esperar da culinária grega?
Baseada na culinária mediterrânea, a culinária grega é conhecida por sua abundância de ingredientes frescos, incluindo vegetais, frutas, frutos do mar e carnes.
O azeite está presente em muitos pratos, e ervas como orégano e tomilho são comumente usadas para dar sabor. Alguns exemplos de pratos gregos são:
Falafel
Comida de rua popular na Grécia que é feita de grão de bico moído. Pode ser servido como aperitivo ou como parte de uma refeição.
Moussaka
Prato tradicional grego consiste em camadas de berinjela, carne moída e molho bechamel cremoso, coberto com queijo ralado e assado até dourar.
Dolmades
Folhas de videira recheadas com uma mistura de arroz, ervas e, às vezes, carne moída. Eles são frequentemente servidos como meze (aperitivo) e geralmente são acompanhados por molho tzatziki.
Souvlaki
Espeto grelhado de cordeiro ou porco que se originou na Grécia. Pode ser facilmente encontrado em restaurantes ou barracas de rua e geralmente é servido com molho tzatziki, pão pita e picles.
Gyros
Semelhante ao souvlaki, o gyros é feito com fatias finas de carne grelhada (geralmente de porco ou frango) servida em um pão pita com legumes e molho tzatziki.
Baklava
Massa folhada feita de camadas de massa filo recheada com nozes picadas e calda de açúcar. Pode ser encontrado em toda a Grécia, mas é especialmente popular em Atenas.
Spanakopita
Camadas de massa folhada recheada com uma mistura de espinafre, queijo feta e ervas. Pode ser servido como prato principal ou como acompanhamento.
Tzatziki
Molho refrescante feito com iogurte, pepino, alho e ervas. Muitas vezes é servido como um molho para vegetais ou como cobertura para souvlaki.
Salada Grega
Salada clássica é feita com tomates, pepinos, cebolas, azeitonas e queijo feta, temperada com azeite e suco de limão. É um alimento básico da culinária grega e costuma ser servido como acompanhamento.
Conclusão
Belas paisagens, praias de águas cristalinas, comida mediterrânea e milhares de anos de história por todos os lados.
A Grécia é realmente digna das lendas e sagas que nos encantam por gerações.
Deixe um comentário